janeiro 22, 2013

Pilates

O que é pilates?

foto 2

Pilates é uma técnica criada por Joseph Pilates para fortalecer, tonificar e alongar a musculatura de seu corpo através de exercícios em solo ou com equipamentos específicos. Além disso, os exercícios foram desenvolvidos para trabalhar também a musculatura estabilizadora do corpo humano, responsável pela postura adequada no dia a dia.

Atualmente, o Pilates é altamente recomendado por médicos e especialistas para inúmeros problemas de saúde, mas sua prática é livre, e importante na preservação de sua saúde.

“Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas”
— Joseph H. Pilates

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE PILATES:

O que difere o estúdio de pilates de uma academia?
O atendimento tende a ser mais personalizado, pois o cliente é avaliado por um profissional especializado, como um fisioterapeuta, por exemplo. O ambiente é mais in, calmo e aconchegante, o que favorece a concentração e foco em seu corpo.

“É estar presente, concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo.”
— Joseph Pilates

Em quanto tempo sinto resultados?

“Em dez sessões você sentirá a diferença; em vinte, verá a diferença; em trinta, terá um novo corpo.”
— Joseph Pilates


Fale Conosco

É difícil, complicado?
Não. Os exercícios são personalizada para o cliente, respeitando seus limites, seja em relação à sua força, sua flexibilidade ou sua idade. Cada aparelho possui diversas molas com diferentes tensões, que são usadas para auxiliar ou dificultar o exercício, de acordo com a necessidade do cliente.

“Nem muito pouco, nem em excesso. Respeite seu próprio ritmo.”
— Joseph Pilates

O Pilates melhora a postura e dores no corpo?

Um dos objetivos mais importantes do Pilates é o realinhamento postural. Os exercícios, somados ao ganho de força e flexibilidade adquiridas com a prática, implicam diretamente na aquisição de uma boa postura. Muitas vezes as dores no corpo são consequência da postura (falta de flexibilidade ou força) e melhoram e até desaparecem com a prática de Pilates.

Quem conduz sessões de Pilates?
No início, bailarinos eram instruídos pelo “pai” do Pilates, Joseph Pilates, para tratar de lesões causadas pela profissão. Devido à consciência corporal, os bailarinos transmitiam o método com grande beleza e fluidez que o método exige. No Brasil, o método foi adotado por fisioterapeutas e profissionais de educação física, pois o Pilates começou a ser dado em academias onde é exigido um dos dois profissionais. Em paralelo, esses profissionais têm conhecimento e capacitação para passar corretamente os exercícios.

O Pilates emagrece?
Por ser uma atividade física, o Pilates proporciona perda calórica. Porém, não é esse o seu principal objetivo. O Pilates dve ser praticado por quem busca uma vida saudável, com boa postura, músculos flexíveis, corpo bem definido, melhorar circulação sanguínea, melhorar a respiração etc.

Tenho hérnia de disco, posso fazer pilates?
Sim, é possível fazer Pilates tendo hérnia de disco. O pilates é um método no qual, além de se preocupar o tempo todo com a postura correta, você passa por uma avaliação onde serão descritos exercícios contra indicados e exercícios que devem ser incluídos para melhora da patologia e dor.

Qual a diferença de Pilates e musculação?
O Pilates, ao contrário da musculação, não trabalha com pesos. As resistências são feitas com molas ou o peso do próprio corpo. Outra diferença é que na musculação os movimentos e os exercícios são mais rápidos que o do Pilates, que, por outro lado, trabalha com poucas repetições, várias séries do mesmo exercício e mais controle dos movimentos. Por isso se ganha tonificação muscular com o Pilates, mas sem grandes hipertrofias como acontece na musculação.

Pilates me deixa mais disposto?
O Pilates trabalha corpo e mente, com ênfase na respiração e consciência corporal, promovendo assim, o bem estar físico e mental.

O Pilates é indicado para atletas?
É bastante recomendável, pois não só melhora o desempenho do atleta como ajuda a prevenir acidentes. Se o atleta já possui lesões, ele também pode praticar Pilates, que torna a recuperação mais rápida e fácil.

Devo praticar Pilates quantas vezes por semana?
A prática de duas a três vezes por semana é considerada ideal para sentir rapidamente os resultados. Mas, geralmente a freqüência é adaptada conforme as limitações individuais do corpo de cada pessoa.

Há contra-indicações para se fazer o Pilates?
Há um trabalho em conjunto com o médico de mulheres grávidas, idosos e pessoas cardíacas e outras doenças graves a fim de evitar qualquer incidente. Assim, os exercícios de Pilates não são contra-indicados a esses grupo, apenas é necessária uma autorização do médico para as atividades.

BENEFÍCIOS

Pilates é um programa de exercícios que pode ser descrito como um método único de condicionamento corporal que combina fortalecimento muscular e flexibilidade com uma técnica de respiração que trabalha para estabelecer a coordenação entre o tronco, as escápulas e a pelve durante o movimento. Além disso, atua como uma ferramenta para restaurar o equilíbrio do sistema musculoesquelético durante o movimento. O foco em músculos específicos que controlam as áreas do centro do corpo, é o que possibilita ao resto do corpo funcionar de modo eficiente e gerar os inúmeros benefícios.

  • A prática do Pilates é bastante recomendada por médicos para pessoas com dores, em especial nas costas. Isso porque os exercícios promovem o realinhamento da coluna e fortalecem a musculatura abdominal, contribuindo para melhor sustentação do corpo e melhora da postura.
  • A melhora da postura se dá tanto pelo reconhecimento de padrões inadequados, onde o praticante é levado a reconhecê-los e modificá-los, aprendendo a movimentar-se de forma correta, quanto pelo fortalecimento e alongamento equilibrado da musculatura de todo o corpo.
  • A técnica de respiração utilizada pelo Pilates faz com que o praticante se concentre no modo como respira, pois ela pode ser vista como uma ligação entre a atividade física e o interior-exterior do corpo. Dessa forma, diafragma e pulmão trabalham da melhor maneira, aumentando a capacidade respiratória. Os benefícios de uma respiração saudável são vários: diminuição das infecções e processos alérgicos no sistema respiratório, melhora da oxigenação sanguínea, aceleração do metabolismo, mais energia e disposição.
  • Condicionamento físico: os exercícios fortalecem os músculos e aumentam a capacidade respiratória, preparando o corpo para se adaptar melhor a uma atividade física mais intensa, como a corrida e a natação.
  • Combate ao stress: a técnica de respiração específica do Pilates exige concentração e ao longo da prática é possível adquirir um poder de controle maior sobre o corpo, possibilitando lidar melhor com situações de stress, nervosismo e ansiedade.
  • Afina a silhueta: músculos mais definidos aliados a uma postura correta definem melhor a silhueta.
  • Flexibilidade: entre os maiores benefícios da prática do Pilates, o aumento da flexibilidade muscular, além de promover uma postura corporal melhor, auxilia a circulação e aumenta o fluxo sanguíneo para seus músculos, melhora sua habilidade diária de desempenho, a amplitude de movimentos das articulações, ajuda a evitar lesões ao prevenir a tensão muscular e, ao relaxar os músculos tensos, alivia o stress.
  • Coordenação motora e equilíbrio: o Pilates promove a consciência corporal, uma forma de aprendizado sobre como devemos nos movimentar e usar o corpo de maneira correta e inteligente. Dessa forma, a coordenação motora e o equilíbrio são estimulados constantemente.
  • Consciência corporal: a técnica do método permite que o praticante sinta as partes do corpo que estão sendo trabalhadas e a concentração que os movimentos exigem melhora a sensibilidade e percepção do próprio corpo.
  • Concentração: a mente comando os movimentos do corpo, o que estimula a memória, aumenta os níveis de criatividade, o foco e a concentração.
  • O exercício eleva os níveis de serotonina e dopamina que equilibram a química do cérebro e do corpo, melhorando o comportamento e até inibindo a fome.
  • Maior mobilidade nas articulações.
  • Melhor circulação sanguínea.
  • Melhor densidade óssea.


    Fale Conosco